
PCMSO PPRA
por Hugo Henrique Nascimento | Jun 03, 2024 | eSocial
Tempo de leitura: 5 - 9 minutos
PCMSO PPRA
PCMSO e PPRA são programas importantes na prevenção de acidentes e doenças ocupacionais. O PCMSO (Programa de Controle Médico de Saúde Ocupacional) e o PPRA (Programa de Prevenção de Riscos Ambientais) são obrigatórios para todas as empresas, independentemente do tamanho ou sector de atividade, segundo as Normas Regulamentadoras (NRs) 7 e 9 respectivamente.
O PPRA é um programa que visa à preservação da saúde e da integridade dos trabalhadores, através da antecipação, reconhecimento, avaliação e controle dos riscos ambientais existentes ou que venham a existir no ambiente de trabalho. Já o PCMSO tem como objetivo promover e preservar a saúde dos trabalhadores através da realização de exames médicos ocupacionais e do monitoramento dos ambientes de trabalho.
1. O que são PCMSO e PPRA?
São programas de saúde e segurança do trabalho obrigatórios para todas as empresas, de acordo com as Normas Regulamentadoras 7 e 9.
2. Qual a finalidade do PPRA?
O PPRA visa à preservação da saúde e da integridade dos trabalhadores, através da antecipação, reconhecimento, avaliação e controle dos riscos ambientais existentes ou que venham a existir no ambiente de trabalho.
3. E o PCMSO, qual seu objetivo?
O PCMSO tem como objetivo promover e preservar a saúde dos trabalhadores através da realização de exames médicos ocupacionais e do monitoramento dos ambientes de trabalho.
4. Quem deve elaborar o PPRA?
O PPRA deve ser elaborado por um profissional legalmente habilitado na área de segurança do trabalho.
5. E o PCMSO, quem deve elaborar?
Já o PCMSO deve ser elaborado e coordenado por um médico do trabalho.
6. Qual a principal diferença entre o PCMSO e o PPRA?
Enquanto o PPRA está mais voltado para a identificação de possíveis riscos no ambiente de trabalho, o PCMSO foca na saúde do trabalhador e no acompanhamento de possíveis alterações de saúde relacionadas à ocupação.
7. Quais empresas são obrigadas a implementar o PCMSO e o PPRA?
Todas as empresas, independentemente do tamanho ou setor de atividade, são obrigadas por lei a implementar o PCMSO e o PPRA.
8. Como são realizadas as avaliações no PPRA?
As avaliações no PPRA são feitas por meio de inspeções no local de trabalho, onde se identificam os riscos existentes e se propõem medidas preventivas.
9. Quais exames fazem parte do PCMSO?
O PCMSO geralmente inclui exames médicos como admissionais, periódicos, de retorno ao trabalho, de mudança de função e demissionais.
10. O que acontece se a empresa não implementar o PCMSO e o PPRA?
A empresa pode ser multada e até mesmo sofrer ações judiciais por parte dos funcionários que se sentirem prejudicados.
11. Os empregados têm acesso aos resultados do PPRA?
Sim, os empregados e seus representantes têm direito ao acesso aos resultados do PPRA para acompanharem as condições de risco no ambiente de trabalho.
12. Quem deve acompanhar a implementação do PCMSO e do PPRA?
A implementação do PCMSO e do PPRA deve ser acompanhada por profissionais da área de segurança do trabalho e de medicina do trabalho, respectivamente.
13. O que deve conter no documento do PPRA?
O documento-base do PPRA deve conter, entre outras informações, os riscos identificados na empresa, as medidas de controle adotadas, os resultados das avaliações ambientais, o planejamento anual com estabelecimento de metas e prioridades, e a periodicidade e forma de monitoramento.
14. Como deve ser feito o monitoramento da saúde dos trabalhadores no PCMSO?
O monitoramento deve ser feito através de exames médicos ocupacionais, que devem ser realizados na admissão, periodicamente durante o contrato de trabalho, na mudança de função, no retorno ao trabalho após afastamento por problemas de saúde e na demissão.
15. Como é feita a identificação dos riscos no PPRA?
A identificação dos riscos é feita por meio de inspeções periódicas no local de trabalho, onde se observam as condições de trabalho, as práticas de trabalho, os agentes físicos, químicos e biológicos presentes, entre outros fatores.
16. O PCMSO substitui a necessidade de outros programas de saúde no trabalho?
Não, o PCMSO é complementar a outros programas e ações de saúde no trabalho, não os substituindo.
17. Qual a validade do PPRA?
O PPRA deve ser revisado sempre que houver uma mudança na empresa que possa afetar a exposição dos trabalhadores a riscos, mas no mínimo uma vez ao ano.
18. Quem é responsável por custear os exames do PCMSO?
Os exames médicos realizados no âmbito do PCMSO devem ser custeados pela empresa, sem qualquer desconto ou ônus para o empregado.
19. Como é feito o registro de dados do PPRA?
Os dados gerados no PPRA devem ser registrados em documento-base, que deve ser mantido na empresa à disposição do MTE (Ministério do Trabalho e Emprego) e dos trabalhadores.
20. Qual o papel do trabalhador na implementação do PCMSO e do PPRA?
O trabalhador tem um papel fundamental na implementação do PCMSO e do PPRA, pois ele deve participar das etapas de planejamento e desenvolvimento desses programas, além de seguir as orientações e procedimentos definidos para a prevenção de riscos ocupacionais.
A Clinimercês - Segurança e Medicina do Trabalho, com unidades em Curitiba e São José dos Pinhais, é a melhor opção para a elaboração e implementação dos programas PCMSO e PPRA, que são essenciais para a prevenção de acidentes e doenças ocupacionais. Contamos com uma equipe de profissionais altamente qualificados e experientes na área. Faça contato com a nossa equipe pelo telefone 041 3082-8281 e garanta a segurança e saúde de seus colaboradores.
Tempo de leitura: 8 minutos
AUTOR:
Hugo
Henrique Nascimento

Tem alguma dúvida? Entre em
contato com a gente!
41 3082-8281