Plano de Ação e Emergência ou Plano de Atendimento Emergencial
Plano de Atendimento Emergencial, ou PAE, tem como objetivo planejar e orientar pessoas e equipes responsáveis pelo atendimento a emergências, definindo as primeiras ações a serem adotadas, e os recursos humanos e materiais necessários para mitigação e controle da situação.
Este plano também visa estabelecer procedimentos técnicos e administrativos, com base em legislações e normas brasileiras, contemplando todas as fases de acidentes que eventualmente possam ocorrer. Também instrui, os responsáveis de como devem atuar, de forma organizada e eficaz, em situações de emergência, para que a estratégia de combate implementada, possa neutralizar os efeitos do derramamento ou minimizar suas conseqüências Identificação, controle e extinção das situações emergenciais, no menor espaço de tempo possível e Evitar ou minimizar os impactos negativos dos acidentes sobre a população da área afetada
Estes procedimentos definem ações imediatas e eficazes visando à preservação de vidas, minimização de impactos ambientais, proteção às comunidades vizinhas, minimização de perdas patrimoniais, de instalações e outras que possam afetar as atividades das comunidades que ocorrerá o transporte do material.
O Plano de Ação e Emergência – PAE é o plano de ação decorrentes da avaliação formal dos perigos previamente identificados na empresa, no seguimento de transporte, devendo este documento ser apresentado de forma participativa e atestado periodicamente através de simulados.
Para que seja possível garantir sua operacionalidade os funcionários responsáveis pelo transporte dos resíduos deverão receber treinamento a cada ano, sobre os riscos ambientais envolvidos no transporte deste produto.
A metodologia de trabalho a ser utilizada prevê um planejamento de resposta à emergência envolvendo fases distintas que devem ser periodicamente testadas, avaliadas e aprimoradas.
O plano aborda critérios de controle para minimizar as conseqüências, abordando os seguintes tópicos principais:
Acionamento Avaliação Medidas de Controle E, Ações de Recuperação do Meio Ambiente
Cada tópico é subdividido em 4 fases, são elas:
• Fase Operativa de Ações: É onde ocorre o Acionamento, avaliação e mobilização de recursos.
• Fase Estratégica: Onde se estabelecem funções e responsabilidades, alcance do plano e sua cobertura geográfica.
• Fase Operativa de Combate à Emergência: Onde se estabelecem medidas de controle e ações de recuperação do meio ambiente.
E por último, Informações Referenciais: Onde se estabelecem os produtos manipulados, transportados e procedimentos básicos e gerais por classe de risco.
Cada caso é único, e apenas avaliando das condições e situações de risco, é que o Plano de Ação e emergência terá seu objetivo alcançado.
Nome da CLINIMERCÊS estamos à disposição da sua empresa para a elaboração de planos de emergência que atendam todos os requisitos necessários para proteção de seus funcionários, terceiros e ao meio ambiente.
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