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Avaliações Quantitativas de Ruído

O ruído ocupacional é o som gerado em um ambiente de trabalho que causa danos à saúde dos trabalhadores, como perda auditiva, estresse e distúrbios psicológicos, sendo de responsabilidade da empresa identificar todas as fontes geradoras de ruído e adotar as medidas necessárias para reduzir os níveis de ruído a níveis aceitáveis, seja por meios de controle administrativo de exposição, proteção coletiva nas fontes geradoras ou ainda por meio do fornecimento dos EPI´s aos trabalhadores.

Cada vez mais o ruído tem sido um problema nos ambientes de trabalho, pois quanto ocorre exposição dos trabalhadores de forma excessiva pode afetar a capacidade de comunicação, aumentar a probabilidade de acidentes, afetar a produtividade e a qualidade do trabalho, bem como a saúde mental e física dos trabalhadores.

A medição de ruído no ambiente de trabalho é realizada com o uso de um medidor de ruído, que é um dispositivo usado para medir os níveis de ruído em decibéis (dB). O medidor de ruído é usado para determinar os limites de tolerância de ruído em um determinado local de trabalho. Os limites de tolerância de ruído são definidos pela Organização Internacional do Trabalho (OIT) e pelo governo do local de trabalho.
Quando medindo os níveis de ruído no ambiente de trabalho, é importante que estejam dentro da tolerância, e que sejam respeitados. Estes limites variam de acordo com o tipo de trabalho e o ambiente, mas geralmente são definidos como 85 decibéis (dB).
Se os níveis de ruído ultrapassarem estes limites, medidas devem ser tomadas para reduzir os níveis de pressão sonora – NPS. Além disso, os trabalhadores devem ser treinados sobre os riscos da exposição ao ruído ocupacional e incentivados a relatar qualquer nível de ruído excessivo que possam entender está incomodando.

Os trabalhadores que estão expostos a níveis de ruído ocupacional excessivos podem sofrer danos auditivos irreversíveis, como perda auditiva permanente. O ruído ocupacional também pode causar estresse, irritabilidade, desconcentração, problemas de sono, ansiedade, dentre outros, o que corrobora cada vez mais para a importância de a empresa promover medições de ruído constante em seu estabelecimento.

Mas não basta apenas controle das fontes, os trabalhadores também devem ser treinados para reconhecer os sinais de estresse e irritabilidade relacionados ao ruído ocupacional e para procurar ajuda profissional quando necessário. Além disso, os empregadores devem incentivar os trabalhadores a reportarem qualquer nível de ruído ocupacional excessivo aos gestores da empresa para que sejam tomadas as devidas providências.

1. O que é ruído ocupacional? O ruído ocupacional é o som gerado em um ambiente de trabalho que causa danos à saúde dos trabalhadores, como perda auditiva, estresse e distúrbios psicológicos.

2. Quais os tipos de ruído? De acordo com o Anexo número 1 da NR-15, Ruído contínuo ou Intermitente, é todo e qualquer ruído que não está classificado como de impacto ou impulsivo. Tal definição, também é dada pela NHO nº 1 da Fundacentro. A diferencia entre ruído de impacto e ruído contínuo, é o intervalo de tempo. Portanto, entende-se por ruído de impacto, aquele que apresenta picos de energia acústica de duração inferior a 1 segundo. E ruído contínuo, é aquele em que não se tem intervalos, ou picos.

3. Quais são os riscos associados à exposição ao ruído ocupacional? Os riscos associados à exposição ao ruído ocupacional incluem perda auditiva, estresse, distúrbios psicológicos, distúrbios do sono, distúrbios da fala, dores de cabeça, fadiga e tensão muscular.

4. Quais são as medidas de prevenção para a exposição ao ruído ocupacional? As principais medidas de prevenção para a exposição ao ruído ocupacional são: identificação das fontes geradoras de ruído; adoção de medidas para reduzir os níveis de ruído a níveis aceitáveis; fornecimento de equipamentos de proteção individual (EPI's) aos trabalhadores; treinamento dos trabalhadores sobre os riscos do ruído; e monitoramento dos níveis de ruído.

5. Quais são os equipamentos de proteção individual (EPI's) usados para proteger os trabalhadores contra o ruído ocupacional? Os equipamentos de proteção individual (EPI's) usados para proteger os trabalhadores contra o ruído ocupacional incluem protetores auriculares, protetores faciais, protetores auditivos, protetores faciais com vedação para orelhas, protetores auditivos de cabeça, protetores auditivos de ouvido e protetores auditivos de vedação.

6. Quais são as responsabilidades da empresa em relação à exposição ao ruído ocupacional? As responsabilidades da empresa em relação à exposição ao ruído ocupacional incluem: identificar todas as fontes geradoras de ruído; adotar as medidas necessárias para reduzir os níveis de ruído a níveis aceitáveis; fornecer equipamentos de proteção individual (EPI's) aos seus trabalhadores; treinar os trabalhadores sobre os riscos do ruído; e monitorar periodicamente os níveis de ruído.

7. Quais são os limites de exposição ao ruído recomendados pela OIT? Os limites de exposição ao ruído recomendados pela OIT (Organização Internacional do Trabalho) são: 85 decibéis para exposição diária, 8 horas; e 140 decibéis para exposição de curta duração.

8. Quais são as consequências da exposição ao ruído ocupacional? As principais consequências da exposição ao ruído ocupacional são: perda auditiva, estresse, distúrbios psicológicos, distúrbios do sono, distúrbios da fala, dores de cabeça, fadiga e tensão muscular.

9. Quais são as medidas de controle e prevenção da exposição ao ruído ocupacional? As principais medidas de controle e prevenção da exposição ao ruído ocupacional são: identificação das fontes geradoras de ruído; adoção de medidas para reduzir os níveis de ruído a níveis aceitáveis; fornecimento de equipamentos de proteção individual (EPI's) aos trabalhadores; treinamento dos trabalhadores sobre os riscos do ruído; e monitoramento dos níveis de ruído.

10. O que é um Programa de Controle Auditivo - PCA? Um Programa de Controle Auditivo - PCA consiste em ações destinadas a prevenir ou minimizar o risco de perda auditiva devido à exposição ao ruído ocupacional. Geralmente, o programa inclui exames auditivos periódicos, treinamento sobre os riscos do ruído e acompanhamento de profissionais de saúde.

11. Quais são as ações trabalhistas relacionadas à exposição ao ruído ocupacional? As ações trabalhistas relacionadas à exposição ao ruído ocupacional estão relacionadas à proteção dos trabalhadores contra os efeitos nocivos do ruído. O empregador deve garantir o fornecimento de equipamentos de proteção individual (EPI's) aos seus trabalhadores, adotar medidas para reduzir os níveis de ruído a níveis aceitáveis, treinar os trabalhadores sobre os riscos do ruído e monitorar periodicamente os níveis de ruído. Além disso, o empregador deve oferecer aos trabalhadores programas de saúde auditiva, como exames periódicos de audição.

12. O que é Perda Auditiva Induzidas por Ruído Ocupacional – PAIRO? A Perda Auditiva Induzida por Ruído Ocupacional (PAIRO) é uma lesão à audição decorrente da exposição a longo prazo ao ruído ocupacional. A PAIRO pode levar à perda permanente da audição e afeta profundamente a qualidade de vida, pois afeta a capacidade de ouvir e entender sons, diálogos e conversas. Por isso, é importante que as empresas tomem medidas para prevenir a PAIRO, como monitorar os níveis de ruído nos ambientes de trabalho, fornecer equipamentos de proteção individual (EPI's) aos seus trabalhadores e treinar os trabalhadores sobre os riscos do ruído.

13. O que é NR 15 e qual a relação com o ruído ocupacional? A NR-15 é a Norma Regulamentadora nº 15, que estabelece os requisitos mínimos para a saúde e segurança dos trabalhadores em relação aos riscos existentes no ambiente de trabalho decorrentes da exposição ao ruído ocupacional. Esta norma, em especial os Anexos 1 e 2, estabelecem os limites de exposição ao ruído, os procedimentos a serem adotados para avaliar e controlar os níveis de ruído, assim como as medidas de prevenção e proteção coletivas e individuais que devem ser adotadas pelas empresas e claro, quais os critérios para caracterização da insalubridade no ambiente de trabalho.

14. Quais os equipamentos de medição de ruído? São basicamente 3 tipos de instrumentos destinados à mensuração de níveis de pressão sonora. Sonômetro, decibelímetro e dosímetros. Todos estes equipamentos, são compostos basicamente por um microfone, que transforma as ondas mecânicas em sinais elétricos. A diferença básica entre estes equipamentos, é o amplificador. Que possuem filtros de compensação, podendo ser do Tipo A, tipo B, tipo C, ou D. Também fazem parte da distinção entre estes equipamentos, os espectros de leituras. Que podem ser de bandas de oitavas e um terço de oitavas. Na engenharia de segurança, o mais indicado para levantamento de ruído no ambiente de trabalho é a Dosimetria. A dosimetria, é um tipo de avaliação quantitativa realizada pelo dosímetro. Esta análise, constitui em monitorar os níveis de pressão sonora, durante toda a jornada de trabalho. Ao final, o software procede a soma logarítmica, que garante resultados muito mais precisos, conhecido como dose diária. Preferencialmente, a determinação de doses de ruído, devem ser por meio de dosímetros. Porém, é possível a realização de cálculos previstos na Norma de Higiene Ocupacional número 1 da Fundacentro, que asseguram bons resultados com a utilização de decibelímetros. A Dose diária, limite para exposição ocupacional ao ruído, contínuo ou intermitente, corresponde a 100%. Para o nível de ação, ou seja, margem definida em norma, para que a empresa inicie medidas corretivas em frente ao ruído, a dose diária é de 50%.

15. Como deve ser realizada a medição de ruído? A avaliação de ruído, deve ser realizada de forma a caracterizar a exposição ao ruído de todos os trabalhadores da empresa. Identificando grupos de trabalhadores, que apresentam iguais características de exposição, apenas as piores situações serão objeto de análise. Para que as medições sejam representativas, e possuem a validade legal, é indicado que a medição cubra toda a jornada de trabalho ou que represente a exposição ao longo do dia. Havendo dúvidas em relação a representatividade da amostragem, a empresa, obrigatoriamente, deverá proceder a medição durante toda a jornada de trabalho. Outro fator importante, é o ponto de medição dos ruídos. Os equipamentos sempre deverão ser instalados próximo da zona de audição do trabalhador, entre os ombros e ouvido externo. Assim, obtendo uma representatividade do som absorvido pelo funcionário.

Lembre-se. Por medidas de segurança, seus trabalhadores devem utilizar protetores auditivos, quando os níveis de pressão sonora ultrapassarem 80 decibéis!

A Clinimercês é a melhor opção do mercado para medição dos níveis de ruído nos ambientes de trabalho. Possuímos equipamentos de última geração para resultados precisos e confiáveis dos níveis de ruído em sua empresa. Nossa equipe de especialistas está pronta para ajudar sua empresa a identificar e controlar as fontes geradoras de ruído para garantir um ambiente de trabalho seguro e saudável.
Além disso, elaboramos o Programa de Controle Auditivo - PCA, assim como os exames periódicos de audição que garantem a segurança auditiva dos seus trabalhadores. Contamos também com ferramentas de monitoramento para acompanhar os níveis de ruído e garantir que seus trabalhadores estejam sempre protegidos, e a cada nova audiometria, todos os valores são avaliados afim de identificarmos eventuais perdas auditivas entre um exame e outro, obtendo um diagnóstico precoce de perdas auditivas induzidas por ruído ocupacional - PAIRO.
Ligue para nossa empresa e descubra como nossos serviços podem ajudar sua empresa a seguir todas as normas de segurança e saúde do trabalho para garantir um ambiente de trabalho seguro e saudável para todos.

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Atualizado em 29 de julho de 2021.

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