Nossas Soluções

NR 01: disposições gerais e gerenciamento de riscos ocupacionais

Programa de Gerenciamento de Riscos - PGR e GRO

Ordem de Serviço

Análise Preliminar de Risco

NR 05: Comissão interna de prevenção de acidentes

Mapa de Riscos

NR 07: Programa de controle médico de saúde ocupacional

NR 7 Programa de Controle Médico de Saúde Ocupacional - PCMSO

Relatório Analítico do PCMSO NR 7

NR 7 Kit Primeiros Socorros

NR 7 Programa de Conservação Auditiva - PCA

Programa de Proteção Respiratória – PPR Fundacentro

NR 10: Segurança em instalações e serviços em eletricidade

Prontuário das Instalações Elétricas

Diagrama Unifilar

NR 11: Transporte, Movimentação, Armazenagem e Manuseio de Materiais

Plano de Rigging

NR 12: Segurança no Trabalho em Máquinas e Equipamentos

Apreciação de Riscos NR 12

NR 15: Atividades Insalubres

Laudo de Insalubridade por Produtos Químicos

LT CAT

Laudo de Insalubridade para Condições Hiperbáricas

Radiação ionizante

Avaliações Quantitativas

NR 16: Atividades e Operações Perigosas

Adicional de periculosidade

Laudo de Periculosidade para Transporte de Inflamáveis

Periculosidade eletricista

Laudo de Periculosidade para Violência Física nas Atividades Profissionais de Segurança Pessoal ou Patrimonial

Laudo de Periculosidade para Motociclistas

NR 17: Ergonomia

Análise Ergonômica do Trabalho - AET

Análise Ergonômica para Operadores de Checkout

Análise Ergonômica para Trabalhadores em Teleatendimento ou Telemarketing

Análise Ergonômica em Home Office

NR 20: Segurança e Saúde no Trabalho com Inflamáveis e Combustíveis

Prontuário da Instalação - NR20

+ Serviços

NR 7 Programa de Conservação Auditiva - PCA

A Clinimercês é uma empresa de Engenharia de segurança e medicina do trabalho, e pode atender às demandas de sua empresa no que se refere a elaboração do Programa De Conservação Auditiva – PCA em Curitiba.

O Programa de Controle Auditivo (PCA) está inserido no anexo 1, quadro 2 da norma regulamentadora nº 7 que faz parte do Programa de Controle Médico e Saúde Ocupacional (PCMSO) de sua empresa. Todo estabelecimento que promove ruídos acima do limite de tolerância, ou dentro do nível de ação, deve submeter seus funcionários aos exames audiométricos ocupacionais.

A realização dos exames audiométricos tem como pretensão, verificar a acuidade auditiva dos trabalhadores, visando identificar eventuais perdas ao longo da vida laboral. O PCA, tem como pretensão a junta de todos os resultados das audiometrias da empresa, avaliando através das distribuições de setores e cargos, eventuais perdas auditivas que possam ser caracterizadas como ocupacionais.

Segundo a NR 07, item 2, definições e caracterização, o acometimento dos limiares auditivos em uma ou mais frequências da faixa de 3000 a 6.000 hertz, são reflexos de exposição ocupacional a Níveis de Pressão Sonora acima do Limite de Tolerância, ou seja, acima de 85 decibéis, Uma vez identificado que ocorreu perdas auditivas em determinados grupos de trabalhadores, a empresa deve ser acionada pela a assessoria em segurança e medicina do trabalho, a fim de verificar quais os motivos que possam estar interferindo na audição dos trabalhadores.

Sendo constatada a ocorrência de doenças profissionais, caberá ao médico coordenador do PCMSO, ou encarregado pelo programa, solicitar à empresa a emissão da comunicação do acidente de trabalho. É válido lembrar que a elaboração do PCA envolve a junta de todas as audiometrias dos funcionários que estão ativos no estabelecimento.

É normal encontrarmos documentos desta natureza, ou seja, PCA, que abordam apenas e exclusivamente os níveis de pressão sonora, e são assinados por técnicos de segurança do trabalho. Esta documentação requer avaliação das audiometrias de cada trabalhador, e o acesso a estas informações é restrito apenas ao médico do trabalho e ao profissional de fonoaudiologia.

Da mesma forma, sem a utilização de um sistema de computador, é quase que humanamente impossível, que manualmente o profissional responsável pela elaboração do PCA, consiga fazer os cruzamentos das perdas auditivas de todo o histórico de audiometrias da empresa, As audiometrias que são realizadas na Clinimercês, são computadorizadas e estão interligadas ao nosso sistema de gestão de saúde ocupacional.

Esse sistema, avalia todas as audiometrias realizadas, e apresenta um relatório sólido contendo as eventuais perdas auditivas. Outro fator importante, é que em nossa empresa, os funcionários são avaliados individualmente, ou seja, a cada resultado de audiometria, nós avaliamos as eventuais perdas em relação a audiometria de referência.

Havendo alterações, que possam estar aumentando com o passar do tempo, o médico do trabalho entra em contato com a empresa para averiguar as possíveis causas. Nesta situação, a periodicidade das audiometrias será reduzida de 12 para 6 meses. Nosso trabalho é um dos mais completos do mercado, de fato, a Clinimercês, possui um dos melhores sistemas de gestão de saúde auditiva do mercado.

Caso você ainda tenha alguma dúvida em relação ao Programa de Controle Auditivo, ou a outros assuntos aqui tratados, pode entrar em contato conosco! Clinimercês, a gestão de saúde e segurança do trabalho que sua empresa precisa!

15 perguntas mais frequentes sobre o PCA – Programa de Conservação Auditiva

O que é programa de conservação auditiva?

Programa de conservação auditiva é um documento elaborado por fonoaudióloga e médico que demonstram as perdas auditivas induzidas por risco ocupacional presentes no estabelecimento. Também é um documento que contempla as medidas preventivas e de correção para controle de perdas auditivas no ambiente de trabalho

Quais empresas precisam do PCA Programa de Conservação Auditiva?

Toda empresa que expõem os trabalhadores a Níveis de Pressão Sonora – NPS, acima do limite de tolerância, que é 85 dB(a), que justifique o fornecimento de protetores auditivos e por consequência da realização de exames de audiometria, deverá elaborar o plano de conservação auditiva de seu estabelecimento.

Qual a relação com PCA Programa de Conservação Auditiva com o exame de audiometria?

A audiometria e está contida dentro do plano de ação do programa de conservação auditiva. Por isso esta documentação de audiometria deve ser avaliada para demonstrar aos auditores fiscais ou há quem seja o solicitante, os níveis de perda de audição dos trabalhadores presentes na empresa.

Como é avaliada a eficácia do Programa De Conservação Auditiva?

A eficácia do Programa de Conservação Auditiva – PCA, é medida através do resultado de monitoramento da audição dos trabalhadores, quanto maiores as alterações nos limiares auditivos dos Trabalhadores, que hora está sendo administração em função aos riscos de ruídos no ambiente de trabalho

O médico do trabalho precisa ter acesso ao Programa de Conservação Auditiva - PCA?

Sim. O médico do trabalho deve possuir acesso a um programa de conservação auditiva, além de ter acesso é indicado também que o referido profissional passo a parte integrante de sua elaboração.

Qual a legislação que fala sobre Programa De Conservação Auditiva PCA?

O programa de conservação auditiva está previsto na Norma Regulamentadora nº 7 que trata especificamente da saúde dos Trabalhadores

Qual o objetivo do treinamento programa de conservação auditiva?

Os trabalhadores devem ser submetidos ao treinamento quanto ao Programa de Conservação Auditiva - PCA, para obter conhecimento quanto aos danos das exposições ocupacionais ao ruído, e como devem ser utilizado os equipamentos de proteção individual.

Qual o valor programa de conservação auditiva?

O valor do programa de conservação auditiva depende da quantidade de audiometria que serão avaliadas pela equipe, quanto maior a quantidade de audiometria a serem avaliadas maior será o custo para elaboração dessa documentação. De um modo geral esta documentação custa entre R$ 850,00 a R$ 1500,00

Quais os parâmetros para o programa de conservação auditiva?

Os parâmetros para elaboração do programa de conservação auditiva são os mesmos aos que são fixados pela NR 7;

Quem pode assinar o PCA?

O programa de conservação auditiva pode ser assinado pelo médico do trabalho, médico examinador ou ainda fonoaudiólogo.

Quais funcionários precisam fazer parte do PCA?

Os funcionários que devem fazer parte do Programa de Conservação Auditiva – PCA, são aqueles que estão expostos a níveis de pressão sonora acima do limite de tolerância. Da mesma forma, funcionários que mantém a perda auditiva induzida por ruído ocupacional também devem fazer parte do objeto de estudo do PCA.
Quais são os principais itens que compreendem o PCA?

Os itens que devem compor o PCA são os seguintes:

• Históricos das audiometrias realizadas nos trabalhadores
• Certificados de Treinamento que contemple instruções para o uso correto dos protetores auditivos
• Resultado das perdas de audição dos trabalhadores divididos por setor
• Condutas a serem realizadas em caso de identificar colaboradores com perda auditiva
• Cronograma de ação que apresente de forma clara e objetiva as medidas a serem tomadas para controle do ruído no ambiente de trabalho

Onde elaborar o PCA de minha empresa?

O PROGRAMA DE CONSERVAÇÃO AUDITIVA pode ser elaborado por médico do trabalho ou empresa que julgue competente para elaboração do referido programa. De modo geral essa documentação deverá ser assinada pelo médico do trabalho e pela fonoaudióloga responsável pelos testes audiométricos

Porque fazer o PCA da minha empresa com a Clinimercês?

A Clinimercês possui um rigoroso teste e acompanhamento das audiometrias dos trabalhadores, e por consequência metodologia diferenciada para elaboração do plano de conservação auditiva. Nossos médicos e fonoaudiólogos trabalham em conjunto a fim de identificar qualquer tipo de anomalia que possa possuir nexo causal com a perda auditiva do trabalhador

POLÍTICA DE COOKIES

O presente termo tem por finalidade esclarecer regras para utilização de dados que incluem mecanismo de acesso, reprodução, arquivamento, processamento, armazenamento, recepção, classificação, utilização, coleta dos dados dos usuários, além do registro das atividades do usuário dentro do domínio.

Com a aceitação dos termos da Política de Privacidade de nosso site o usuario/visitante, por meio do botão ACEITO, concorda com as disposições estabelecidas.

Armazenamos os dados dos usuários que nos são fornecidos, direta ou indiretamente, durante a utilização de nosso site e aplicativos por meio e cookies, tecnologia que pode perceber e receber informações do usuário com intuito de otimizar sua experiencia em nosso site.

Os dados que poderão ser armazenados são: links e botões clicados, paginas visitadas, endereço IP, informações a respeito do navegador, sistema operacional do dispositivo, resolução da tela, gênero, não se limitando a estes, bem como os dados fornecidos por meio de preenchimento formulários.

Não nos responsabilizamos pela veracidade ou imprecisão dos dados fornecidos pelo usuário. Nosso site utiliza cookies e demais identificadores anônimos para otimização da navegação, segurança e análise de publicidade.

O termo de vigência durante a sessão e também permanentes, cujos dados podem ser utilizados no intuito de lembrar informações de contato no formulário do site para facilitar o seu preenchimento.

Os dados dos usuários poderão ser utilizados com as finalidades de identificação, manutenção de cadastro atualizado para fins de contatos por mensagens e newslatter (com autorização dos usuários) (e-mail, aplicativos e redes sociais), realização de estatísticas e estudos destinados a análise de comportamentos de forma anônima, promoção de conteúdos, anúncios de produtos e/ou serviços.

A utilização dos dados e de sua base são realizados nos limites e destinação das atividades do titular do site, não são repassados ou compartilhados com terceiros.

O usuário concorda que o titular do site poderá utilizar os dados que lhe forem confiados durante a navegação de como forma a otimizar seus serviços com o compromisso de que os dados somente serão acessados pelo titular do site e dos profissionais devidamente autorizados com a finalidade e propósito do site.

Os dados serão armazenados em local seguro, em servidor próprio ou de terceiros, dentro do período de vigência da concordância, sendo que, fica o usuário ciente que nenhum sistema de segurança é inviolável, ficando isento o titular do site de possíveis danos ou prejuízos decorrentes de atuação de terceiros ou vírus, salvo nos casos de dolo do titular do site.

Em caso de denúncias e dúvidas o usuário poderá entrar em contato com as informações presentes no site.

Atualizado em 29 de julho de 2021.

Nosso site armazena estatísticas de visitas para melhorar sua experiência de navegação. Ao navegar você concorda com a política de privacidade. Continuar
X

Atendimento ao Cliente

 | CLINIMERCÊS - Segurança do Trabalho - NR 7 Programa de Conservação Auditiva - PCA
X