Análise Ergonômica para Trabalhadores em Teleatendimento ou Telemarketing
O anexo 2 da norma regulamentadora de nº 17 do Ministério do Trabalho e Emprego dispõe sobre as atividades de trabalho em teleatendimento e telemarketing.
A grande maioria de nós já recebeu uma ligação em nossas casas ou celulares desses profissionais, mas você sabia que existe uma Norma que regula esta atividade e dispõe como o trabalho deve ser realizado?
Todos nós já ouvimos falar em call Centers, ambiente onde a principal atividade é conduzida por telefone com utilização de computadores.
O anexo 2 rege e dispõe sobre vários fatores dentro deste ambiente de trabalho como por exemplo o mobiliário, que deve assegurar E permitir variações posturais ajustes de fácil acionamento promovendo assim espaço suficiente para conforto.
Fala também sobre a obrigatoriedade do fornecimento gratuito de headsets que permitam alternância do uso das orelhas.
Os ambientes de trabalho também devem ter condições acústicas adequadas a comunicação telefônica assim como o arranjo físico geral adequado em relação ao piso paredes isolamento acústico de ruído externo.
Fala também sobre níveis de ruído índices adequados de temperatura velocidade do ar e umidade relativa do ar.
Rege também as obrigações quanto à organização do trabalho identificando dia de repouso semanal remunerado escalas de fim de semana, duração da jornada de trabalho entre outros.
No quesito organização do trabalho identifica também e rege como devem ser as pausas, fala também sobre os mecanismos de monitoramento da produtividade, estes não podem ser utilizados para aceleração do trabalho.
Outro aspecto que também deve ser levado em consideração é a capacitação dos Trabalhadores, sendo que esta deve abranger até mesmo os trabalhadores temporários, dentro dessa capacitação os funcionários devem receber noções sobre fatores de risco prevenção dos riscos relacionados às suas atividades entre outros.
Temos outros itens que falam sobre condições sanitárias e de conforto como o uso de banheiros armários individuais e locais adequados para lanches.
Nossa área médica através do PCMSO programa de controle médico de saúde ocupacional está completamente capacitada no tocante a saúde vocal dos Trabalhadores.
As análises ergonômicas devem contemplar pelo menos as descrições dos ambientes dos postos de trabalho no que se refere ao mobiliário, utensílios, ferramentas e espaço físico adequados para Tais atividades.
Ainda ficou alguma dúvida sobre como se realiza uma avaliação ergonômica do trabalho para trabalhadores de teleatendimento telemarketing?
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