Nossas Soluções

NR 01: disposições gerais e gerenciamento de riscos ocupacionais

Programa de Gerenciamento de Riscos - PGR e GRO

Ordem de Serviço

Análise Preliminar de Risco

NR 05: Comissão interna de prevenção de acidentes

Mapa de Riscos

NR 07: Programa de controle médico de saúde ocupacional

NR 7 Programa de Controle Médico de Saúde Ocupacional - PCMSO

Relatório Analítico do PCMSO NR 7

NR 7 Kit Primeiros Socorros

NR 7 Programa de Conservação Auditiva - PCA

Programa de Proteção Respiratória – PPR Fundacentro

NR 10: Segurança em instalações e serviços em eletricidade

Prontuário das Instalações Elétricas

Diagrama Unifilar

NR 11: Transporte, Movimentação, Armazenagem e Manuseio de Materiais

Plano de Rigging

NR 12: Segurança no Trabalho em Máquinas e Equipamentos

Apreciação de Riscos NR 12

NR 15: Atividades Insalubres

Laudo de Insalubridade por Produtos Químicos

LT CAT

Laudo de Insalubridade para Condições Hiperbáricas

Radiação ionizante

Avaliações Quantitativas

NR 16: Atividades e Operações Perigosas

Adicional de periculosidade

Laudo de Periculosidade para Transporte de Inflamáveis

Periculosidade eletricista

Laudo de Periculosidade para Violência Física nas Atividades Profissionais de Segurança Pessoal ou Patrimonial

Laudo de Periculosidade para Motociclistas

NR 17: Ergonomia

Análise Ergonômica do Trabalho - AET

Análise Ergonômica para Operadores de Checkout

Análise Ergonômica para Trabalhadores em Teleatendimento ou Telemarketing

Análise Ergonômica em Home Office

NR 20: Segurança e Saúde no Trabalho com Inflamáveis e Combustíveis

Prontuário da Instalação - NR20

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Prontuário da Instalação - NR20

A CLINIMERCÊS é uma empresa de Engenharia de segurança e medicina do trabalho, e pode atender às demandas de sua empresa no que se refere a PRONTUÁRIO DA INSTALAÇÃO DA NR20 em Curitiba.

A CLINIMERCÊS é líder no atendimento de segurança e saúde no trabalho aos postos de revenda combustível, são mais de 650 postos atendidos por nossa empresa em toda Curitiba e região. Desde 2003 a CLINIMERCÊS é parceira do SINDICOMBUSTÍVEIS-PR, e vem atendendo as necessidades de seus associados a quase 20 anos. Todos os postos sindicalizados e que venham ser parceiros da CLINIMERCÊS, recebem como vantagem 20% de desconto em cima de nossa tabela normal, e esse desconto, engloba além da elaboração do Prontuários das Instalações previsto na NR 20 a elaboração do Programas de Prevenção de Riscos Ambientais - PPRA, Gerenciamento de Riscos Ocupacionais - PRO, o Programa de Controle Médico e Saúde Ocupacional - PCMSO, bem como os Exames Médicos complementares.

Se seu posto de revenda de combustível, necessita de um parceiro para Elaboração do Prontuário das Instalações NR 20 em Curitiba e grande região, a CLINIMERCÊS pode auxiliar sua empresa.

OQUE É O PRONTUÁRIO DAS INSTALAÇÕES NR 20?
A revisão da Norma Regulamentadora nº 20 - NR20, publicada em 06 de março desde 2012, introduziu novos conceitos de gestão de segurança e saúde no trabalho contra fatores de riscos de acidentes provenientes das atividades que envolvem o recebimento, armazenagem, manuseio e manipulação de inflamáveis e líquidos combustíveis, estabelecendo seus requisitos mínimos. Adequando-se à NR20, esta documentação estará implementando em seu posto, um completo Sistema de Gestão de Segurança e Saúde no Trabalho que lhe permitirá operar com maior prevenção e controle de falhas.

A NR20 demanda que vários documentos sejam desenvolvidos e atualizados para comprovar a adequada gestão de segurança, saúde e meio ambiente, sendo todos eles arquivados em conjunto no Prontuário das Instalações tais como:

• Projeto da Instalações;
• Procedimentos Operacionais;
• Plano de Inspeção;
• Plano de Manutenção;
• Análise de Riscos;
• Plano de prevenção e controle de vazamentos, derramamentos, incêndios e explosões;
• Identificação das fontes de emissões fugitivas;
• Certificados de capacitação dos trabalhadores;
• Análise de Acidentes e Plano de Resposta a Emergências.
• Entre outras documentações que contemplam as necessidades legais exigidas as revendas de combustíveis.

QUAL O OBJETIVO DO PRONTUÁRIO DAS INSTALAÇÕES NR 20?
O Objetivo deste PRONTUÁRIO é certificar que suas instalações se encontram de acordo com instruções da NR 20 do Ministério do Trabalho e Emprego, o referido documento contemplará vários documentos, que arquivados em forma de pasta arquivo, poderão auxilia a fiscalização em identificar as medidas de controle de riscos e de engenharia de segurança abordadas pela empresa.

QUAIS ITENS FAZEM PARTE DO PRONTUÁRIO DAS INSTALAÇÕES NR 20?
Fazem parte do prontuário das instalações da NR 20, documentos de gestão de segurança, treinamentos e equipamentos. Estes documentos estão separados por setores e seguimentos da empresa, e cada caderno engloba todos os itens atendidos pela empresa, são eles:

a) PROJETO DA INSTALAÇÃO;
• Instalações e Processo: Descrição das instalações e seus respectivos processos através do manual de operações
• Locação do Posto: Atualização ou verificação da planta geral de locação das Instalações, verificando as distâncias de segurança estabelecidas nas normas técnicas de construção de postos de serviço.
• Características dos produtos: Elaboração e documento de características e informações de segurança, saúde e meio ambiente relativas aos produtos químicos, de matérias primas, materiais de consumo e produtos acabados armazenados na empresa.
• Sistema de Segurança da instalação: Verificar as plantas com a localização das drenagens de águas oleosas e caixa separadora de água e óleo; lançamento de efluentes, instalações elétricas relativas a botoeiras e alarmes, instalações do sistema de monitoramento de tanques, bombas e linhas, e planta do sistema de combate a incêndio (aprovada pelo Corpo de Bombeiros).
• Áreas Classificadas: Apresentaremos planta baixa com as áreas acima demarcadas de acordo com as instruções dadas na norma da ABNT NBR 14639; Forneceremos arquivo para ser impresso aos funcionários e trabalhadores de terceiros. Farão parte deste Mapa de área Classificada: Pista de abastecimento; Área de descarga de produtos nos tanques subterrâneos; Respiros dos tanques subterrâneos; Instalação de GNV e Superfície da caixa separadora.

b) CONSTRUÇÃO E MONTAGEM:
• Registros da execução do projeto: Verificar atualização das Licenças Prévia (LP), Licença de Instalação (LI) e Licença de Operação (LO), Alvará da Prefeitura, Certificado de Aprovação de Instalações, Certificado de Aprovação dos Bombeiros e outros certificados concedidos por órgãos públicos de sua região para iniciar as operações do posto.
• Registros dos testes pré-operação: Verificação da documentação de testes de Calibragem de tanques; Testes de estanqueidade de tanques e linhas; Pré-partida de bombas e dispensers; Calibragem e primeira aferição das bombas; Pressão dos compressores e cilindros, de filtros de diesel, de circuitos elétricos e botoeiras de emergência, dos elevadores de troca de óleo, do calibrador de pneus, da caixa separadora de água e óleo, da máquina do lava jato, do sistema de monitoramento de vazamentos e dos equipamentos da loja (geladeiras, freezers, mixde refrigerantes etc.).
• Sinalização: Elaborar um check-list completo contendo fotos que possibilitem um plano de trabalho para adequação da sinalização de todo o Posto de acordo com as normas vigentes.

c) OPERAÇÃO DO POSTO;
• Manual de Operação: Elaborar manual de operações sobre cada um dos procedimentos operacionais da sua instalação. Cada atividade terá uma ficha de procedimento orientando o trabalhador como realizar a tarefa passo a passo e quais devem ser as medidas de segurança e saúde a serem adotadas por ele.
• Procedimentos operacionais: Elaboração de procedimentos relativos às operações de transferência de inflamáveis, enchimento de recipientes ou de tanques, bem como demais ações para eliminar ou minimizar a emissão de vapores e gases inflamáveis e controlar a geração, acumulo e descarga de eletricidade estática. Avaliação circunstanciada de todas as atividades básicas do posto.
• Especificações Técnicas dos equipamentos: Verificar quais os equipamentos que precisarão de Manuais de operação. Na eventualidade de não for encontrado o Manual ou folhetos de operação e instalação fornecidos pelos fabricantes dos equipamentos instalados no posto, será orientado a gerência para entrar em contato com o fabricante solicitando cópia dos mesmos, na medida do possível nós faremos esse levantamento;
• Registros de atualizações dos procedimentos: Revisar e atualizar os procedimentos de no máximo a cada 3 anos, ou quando surgirem recomendações decorrentes do sistema de gestão de mudanças; surgirem recomendações decorrentes das análises de riscos; ocorrerem modificações ou ampliações da instalação; surgirem recomendações decorrentes das análises de acidentes e/ou incidentes nos trabalhos relacionados com inflamáveis e líquido combustíveis; ocorrem solicitações da CIPA ou SESMT. Os Responsáveis do posto receberão instruções detalhadas quanto os registros e procedimentos elaborados, assim terão conhecimento técnico para explicar e orientais os demais trabalhadores. A Norma pede para que essa instrução seja detalhada de cada procedimento e registrada em uma ata com data, nomes e assinaturas de cada um de forma evidenciar mais claramente que houve a instrução, esse material de referência constará arquivado na pasta de Operação do Posto, facilitando a implementação da norma.

d) PLANO DE INSPEÇÃO E MANUTENÇÃO;
• Elaboração de um plano inspeção e manutenção para as empresas terceiras, que abranja os seguintes itens previsto em norma:
‣ Equipamentos maquinas, tubulações e acessórios, instrumentos;
‣ Tipos de intervenção;
‣ Procedimentos de inspeção e manutenção;
‣ Cronograma anual;
‣ Identificação dos responsáveis;
‣ Especialidade e capacitação do pessoal de inspeção e manutenção;
‣ Procedimentos específicos de segurança e saúde;
‣ Sistemas e equipamentos de proteção coletiva e individual

e) PLANO DE PREVENÇÃO E CONTROLE DE VAZAMENTOS, DERRAMAMENTOS, INCÊNDIOS E EXPLOSÕES E IDENTIFICAÇÃO DAS FONTES DE EMISSÕES FUGITIVAS;
• Elaborar um plano que contemple a prevenção e controle de vazamentos, derramamentos, incêndios e explosões e, nos locais sujeitos a atividade de trabalhadores, a identificação das fontes de emissões fugitivas. O plano contemplará todos os meios e ações necessárias para minimizar os riscos de ocorrência de vazamento, derramamento, incêndio e explosão, bem como reduzir suas conseqüências em caso de falha nos sistemas de prevenção e controle.
• Apresentar Engº Ambiental/Engº de Segurança responsável pelas eventuais ocorrências que possam interferir no meio Ambiente, conforme descrito no item 20.15.1 da NR 20.

f) ANÁLISE PRELIMINAR DE RISCO E PERIGOS
• Elaborar um projeto para análise de Risco, demonstrando a metodologia emprega justificando-a quanto os riscos presentes, o referido projeto será elaborado por Engº de Segurança do Trabalho, Profissional Habilitado, devidamente registrado no CREA/PR;
• Identificar quais cenários perigosos existe no posto e preparar as análises preliminares destes perigos (APP);

g) PLANO DE RESPOSTA A EMERGÊNCIAS
• Plano de Resposta a Emergências da Instalação: a empresa deve Elaborar Plano de Resposta a Emergências (PRE), onde estejam definidas as responsabilidades de cada trabalhador do posto e estabelecidas às relações adequadas com vizinhos, autoridades e todas as instituições de apoio; além de apresentar um modelo de cronograma de registros, treinamentos e exercícios da equipe de emergência.
• O referido plano terá os seguintes itens:
‣ nome e função do(s) responsável(eis) técnico(s) pela elaboração e revisão do plano;
‣ nome e função do responsável pelo gerenciamento, coordenação e implementação do plano;
‣ designação dos integrantes da equipe de emergência, responsáveis pela execução de cada ação e seus respectivos substitutos;
‣ estabelecimento dos possíveis cenários de emergências, com base nas análises de riscos;
‣ descrição dos recursos necessários para resposta a cada cenário contemplado;
‣ descrição dos meios de comunicação;
‣ procedimentos de resposta a emergência para cada cenário contemplado;
‣ procedimentos para comunicação e acionamento das autoridades públicas e desencadeamento da ajuda mutua, caso exista;
‣ procedimentos para orientação de visitantes quanto aos riscos existentes e como proceder em situações de emergência;
‣ cronograma, metodologia e registros de realização de exercícios simulados.

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Atualizado em 29 de julho de 2021.

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