Nossas Soluções

NR 01: disposições gerais e gerenciamento de riscos ocupacionais

Programa de Gerenciamento de Riscos - PGR e GRO

Ordem de Serviço

Análise Preliminar de Risco

NR 05: Comissão interna de prevenção de acidentes

Mapa de Riscos

NR 07: Programa de controle médico de saúde ocupacional

NR 7 Programa de Controle Médico de Saúde Ocupacional - PCMSO

Relatório Analítico do PCMSO NR 7

NR 7 Kit Primeiros Socorros

NR 7 Programa de Conservação Auditiva - PCA

Programa de Proteção Respiratória – PPR Fundacentro

NR 10: Segurança em instalações e serviços em eletricidade

Prontuário das Instalações Elétricas

Diagrama Unifilar

NR 11: Transporte, Movimentação, Armazenagem e Manuseio de Materiais

Plano de Rigging

NR 12: Segurança no Trabalho em Máquinas e Equipamentos

Apreciação de Riscos NR 12

NR 15: Atividades Insalubres

Laudo de Insalubridade por Produtos Químicos

LT CAT

Laudo de Insalubridade para Condições Hiperbáricas

Radiação ionizante

Avaliações Quantitativas

NR 16: Atividades e Operações Perigosas

Adicional de periculosidade

Laudo de Periculosidade para Transporte de Inflamáveis

Periculosidade eletricista

Laudo de Periculosidade para Violência Física nas Atividades Profissionais de Segurança Pessoal ou Patrimonial

Laudo de Periculosidade para Motociclistas

NR 17: Ergonomia

Análise Ergonômica do Trabalho - AET

Análise Ergonômica para Operadores de Checkout

Análise Ergonômica para Trabalhadores em Teleatendimento ou Telemarketing

Análise Ergonômica em Home Office

NR 20: Segurança e Saúde no Trabalho com Inflamáveis e Combustíveis

Prontuário da Instalação - NR20

+ Serviços

Relatório Analítico do PCMSO NR 7

A Clinimercês é uma empresa de Engenharia de Segurança do Trabalho, e pode atender às demandas de sua empresa no que se refere à elaboração do Relatório Analítico do PCMSO NR 7 em Curitiba.

O Relatório Analítico do PCMSO NR 7 está integrado às medidas preventivas de saúde da empresa. Trata-se de um resumo das condições gerais de saúde dos trabalhadores expostos, ou não, a riscos ambientais.

Dentro deste relatório, é obrigado ao médico coordenador do PCMSO NR 7, informar o setor, o número de exames cujos trabalhadores daquele setor foram submetidos, o resultado dos exames que mantiveram anormais, o cálculo do número de resultados anormais vezes cem, divididos pelo número anual de exames e por fim, qual o número de exames para o ano seguinte.

Veja, em nenhum momento houve a quebra de sigilo médico ao divulgar o número de resultados anormais que foram obtidos naquele determinado setor. Estas informações são necessárias para que o departamento de segurança e medicina do trabalho tenham ciência da integridade dos trabalhadores.

Poucos são os médicos do trabalho que avaliam o Relatório Analítico do PCMSO NR 7 com eficácia. Nós da Clinimercês possuímos um sistema de gestão de saúde do trabalho, que identifica a queda aritmética dos resultados anormais em relação ao número anual de exames.

Verificando que 5%, ou mais, mantiveram alterações nos exames médicos daquele setor, encaminhamos ao departamento técnico para averiguar as medidas protetivas de saúde e segurança do trabalho.

Nesta ocasião, todos os funcionários daquele setor serão avaliados a fim de verificar o motivo da anomalia. Através da antecipação do risco, e diagnóstico precoce de doenças ocupacionais, o médico do trabalho promove a realização de novos exames médicos e conferência dos resultados. Persistindo os resultados obtidos, sugerimos medidas corretivas para que a empresa possa estancar o agravamento de possíveis doenças ocupacionais, e em casos raros emitimos a CAT – Comunicação de Acidente do Trabalho.

O Relatório Analítico do PCMSO NR 7 é um importante documento que deve ser analisado todos os anos pelo médico do trabalho em conjunto com os gestores da empresa, por isso, caso o assunto Relatório Analítico do PCMSO NR 7 seja novo para sua empresa, é o momento de repensar seu assessoramento.

15 dúvidas mais frequentes sobre Relatório Analítico do PCMSO NR 7

O que é o Relatório Analítico do PCMSO?

Relatório analítico do PCMSO é um documento emitido pelo médico do trabalho que demonstra a quantidade de exames realizados e a quantidade de exames alterados dentro de uma empresa

O que é PCMSO de uma empresa?

PCMSO é o Programa de Controle Médico e Saúde Ocupacional. É um documento obrigatório por lei que as empresas que expõem os trabalhadores a riscos ocupacionais devem elaborar anualmente. Esta documentação é emitida pelo médico do trabalho e contempla os diagnósticos necessários para verificar, precocemente, de doenças relacionadas ao trabalho

O PCMSO NR 7 é obrigatório?

Sim. O PCMSO deve ser renovado anualmente

Quais empresas estão dispensadas do Relatório Analítico do PCMSO?

ME e EPP estão dispensadas da elaboração do PCMSO, todavia, se constatado que os trabalhadores estão expostos a riscos ocupacionais que podem interferir em sua saúde e integridade física, esta documentação será obrigatória.

Por que fazer o Relatório Analítico do PCMSO?

O relatório analítico do PCMSO além de ser uma exigência legal, cuja a empresa obrigatoriamente deve apresentar anualmente em paralelo ao PCMSO, é um documento que aponta possíveis evoluções de doenças ocupacionais em atividades, setor, função ou até mesmo em um grupo da empresa. Desta forma, a instituição pode antecipar as medidas de prevenção e controle das doenças ocupacionais e seu estabelecimento.

O que tem que constar no PCMSO NR 7?

No PCMSO deve constar as medidas que a empresa deverá adotar para promover o diagnóstico precoce de doenças ocupacionais, assim como, deve constar cronograma de ação para manutenção da saúde dos Trabalhadores em seu estabelecimento.

Como fazer o PCMSO NR 7?

O PCMSO deve ser elaborado por um médico do trabalho, e preferencialmente com apoio de uma clínica de Medicina do Trabalho. Essa documentação deve ser elaborada com auxílio de sistemas que monitoram a evolução de uma eventual depreciação na saúde dos Trabalhadores.

O que mudou na nova NR 07?

As principais alterações que ocorreram na norma regulamentadora nº 7 foi em relação a criação de 5 anexos são eles:
• ANEXO I - Monitoração da exposição ocupacional a agentes químicos
• ANEXO II - Controle médico ocupacional da exposição a níveis de pressão sonora elevados
• ANEXO III - Controle radiológico e espirométrico da exposição a agentes químicos
• ANEXO IV - Controle médico ocupacional de exposição a condições hiperbáricas
• ANEXO V - Controle médico ocupacional da exposição a substâncias químicas cancerígenas e a radiações ionizantes

O que deve constar no Relatório Analítico do PCMSO?

O relatório analítico do PCMSO deve constar as seguintes informações:
• O número de exames clínicos realizados;
• O número e tipos de exames complementares realizados;
• Estatística de resultados anormais dos exames complementares, categorizados por tipo do exame e por unidade operacional, setor ou função;
• Incidência e prevalência de doenças relacionadas ao trabalho, categorizadas por unidade operacional, setor ou função;
• Informações sobre o número, tipo de eventos e doenças informadas nas cat, emitidas pela organização, referentes a seus empregados;
• Análise comparativa em relação ao relatório anterior e discussão sobre as variações nos resultados.

Como se faz o relatório analítico do PCMSO?

O relatório analítico do PCMSO será elaborado com o auxílio de sistemas que avaliam todos os monitoramentos biológicos realizados pelos trabalhadores durante o pacto laboral. Avaliando que houveram alterações na saúde que possam interferir ou sugestionar, medidas de acompanhamento de Segurança e Saúde do Trabalho são iniciadas.

Como preencher o relatório analítico do PCMSO?

O relatório analítico do PCMSO é preenchido através da utilização de sistemas que avaliam os resultados dos monitoramentos biológicos realizados nos trabalhadores durante o pacto laboral. Identificando que houveram alterações superiores a 5%, é iniciado um processo de investigação para analisar a ocorrência, onde são envolvidos especialistas da área médica, departamento de saúde e segurança do trabalho e a gerência da empresa.

Como deve constar no PCMSO o relatório analítico?

Preferencialmente o relatório analítico do PCMSO deve ser apresentado em forma de planilha, onde fica mais fácil a visualização e a análise por parte dos auditores fiscais do trabalho, e demais interessados na empresa.
O que fazer se o resultado do relatório analítico do PCMSO NR 7 for ruim?

Quando se identifica que houveram alterações significativas na saúde de um indivíduo, ou de um grupo de trabalhadores, os diagnósticos médicos são repetidos dentro do intervalo de 3 meses. Persistindo as alterações, os trabalhadores retornam ao médico do trabalho para direcionamento à especialistas, a fim de verificar a causa base das alterações biológicas. Concomitantemente a este processo, o departamento de segurança do trabalho é acionado para verificar se os trabalhadores estão expostos a níveis ou concentrações acima dos limites de tolerância sem a adoção de medidas de saúde e segurança do trabalho indicadas no gerenciamento de riscos ocupacionais. Uma vez verificado identificando nexo causal, a CAT deve ser preenchida e o monitoramento biológico passa a ser de 50% do tempo fixado no PCMSO até o fim do pacto laboral.

Quanto custa para fazer o relatório analítico do PCMSO NR 7?

O custo para elaboração do relatório analítico do PCMSO está embutido na elaboração do próprio programa, isso porque, o relatório analítico é parte do PCMSO, e a comercialização de um documento sem o outro não é permitida. Em média, a Clinimercês, comercializa o PCMSO a um valor de R$ 500,00 anual, porém, esse valor pode sofrer alterações em função dos riscos ocupacionais e da quantidade de funcionários

Onde fazer um PCMSO NR 7 em Curitiba?

Em Curitiba sua empresa pode elaborar o PCMSO com a Clinimercês, onde encontramos com grupo de médicos que possuem total expertise no monitoramento biológico de seus trabalhadores. Nossos médicos, responsáveis pela elaboração do relatório analítico do PCMSO, são especialistas em medicina do trabalho certamente ofereceram maior segurança nas tomadas de decisão.

POLÍTICA DE COOKIES

O presente termo tem por finalidade esclarecer regras para utilização de dados que incluem mecanismo de acesso, reprodução, arquivamento, processamento, armazenamento, recepção, classificação, utilização, coleta dos dados dos usuários, além do registro das atividades do usuário dentro do domínio.

Com a aceitação dos termos da Política de Privacidade de nosso site o usuario/visitante, por meio do botão ACEITO, concorda com as disposições estabelecidas.

Armazenamos os dados dos usuários que nos são fornecidos, direta ou indiretamente, durante a utilização de nosso site e aplicativos por meio e cookies, tecnologia que pode perceber e receber informações do usuário com intuito de otimizar sua experiencia em nosso site.

Os dados que poderão ser armazenados são: links e botões clicados, paginas visitadas, endereço IP, informações a respeito do navegador, sistema operacional do dispositivo, resolução da tela, gênero, não se limitando a estes, bem como os dados fornecidos por meio de preenchimento formulários.

Não nos responsabilizamos pela veracidade ou imprecisão dos dados fornecidos pelo usuário. Nosso site utiliza cookies e demais identificadores anônimos para otimização da navegação, segurança e análise de publicidade.

O termo de vigência durante a sessão e também permanentes, cujos dados podem ser utilizados no intuito de lembrar informações de contato no formulário do site para facilitar o seu preenchimento.

Os dados dos usuários poderão ser utilizados com as finalidades de identificação, manutenção de cadastro atualizado para fins de contatos por mensagens e newslatter (com autorização dos usuários) (e-mail, aplicativos e redes sociais), realização de estatísticas e estudos destinados a análise de comportamentos de forma anônima, promoção de conteúdos, anúncios de produtos e/ou serviços.

A utilização dos dados e de sua base são realizados nos limites e destinação das atividades do titular do site, não são repassados ou compartilhados com terceiros.

O usuário concorda que o titular do site poderá utilizar os dados que lhe forem confiados durante a navegação de como forma a otimizar seus serviços com o compromisso de que os dados somente serão acessados pelo titular do site e dos profissionais devidamente autorizados com a finalidade e propósito do site.

Os dados serão armazenados em local seguro, em servidor próprio ou de terceiros, dentro do período de vigência da concordância, sendo que, fica o usuário ciente que nenhum sistema de segurança é inviolável, ficando isento o titular do site de possíveis danos ou prejuízos decorrentes de atuação de terceiros ou vírus, salvo nos casos de dolo do titular do site.

Em caso de denúncias e dúvidas o usuário poderá entrar em contato com as informações presentes no site.

Atualizado em 29 de julho de 2021.

Nosso site armazena estatísticas de visitas para melhorar sua experiência de navegação. Ao navegar você concorda com a política de privacidade. Continuar
X

Atendimento ao Cliente

 | CLINIMERCÊS - Segurança do Trabalho - Relatório Analítico do PCMSO NR 7
X